
Convidado pelo governador eleito Marconi Perillo (PSDB) para assumir a secretaria estadual de Educação (SEE), o deputado federal eleito Thiago Peixoto (PMDB) aceitou o desafio de mudar a educação pública goiana. “Se eu não aceitasse o convite eu estaria me acovardando, pois acredito que posso transformar a Educação que temos na que precisamos”, afirmou.
Para assumir o cargo, Thiago deixou seu projeto político e questões político-eleitorais em segundo plano. “Em Goiás, sou coordenador do movimento Todos Pela Educação, que defende a união em prol da questão educacional. Penso que é isso que todos devem entender: enfrentar todos os riscos em nome de um ideal”, argumentou.
Polêmicas e ousadia à parte, Thiago está confiante que realizará um bom trabalho à frente da secretaria. O peemedebista pretende promover em Goiás uma ampla reforma educacional com foco no aluno e na valorização do professor e já adianta dois projetos avalizados por Marconi: o de pagar aos professores goianos um Piso Salarial maior do que o Piso Nacional e o do 14º salário aos educadores baseado na meritocracia.
“Esses dois compromissos assumidos pelo governador serão cumpridos na hora adequada, visto que o Estado passa por dificuldades financeiras grandes agora. Apesar do alto custo que isso pode gerar, não penso que a valorização da categoria seja cara. A ignorância custa muito mais”, explicou o novo secretário.
Ao topar o desafio de ser o secretário de Educação, Thiago deixou de lado a divergência política histórica entre o seu partido e o de Marconi. “Entrei na política para servir a população e sei que posso fazer isso na secretaria. Quando o assunto é Educação eu e o governador eleito temos visões muito parecidas e a causa educacional vale qualquer ruptura e qualquer risco político”, declarou.
Histórico
Educação sempre foi o principal compromisso e a maior "fixação" de Thiago Peixoto como deputado estadual (2007-2010). Neste ano, o parlamentar lançou o livre “Educação: o desafio de mudar”, que reúne artigos com a temática educacional publicados no jornal O Popular no decorrer de seu mandato.























Ideli Salvatti
Izabella Teixeira
Jorge Hage
José Eduardo Cardozo
José Elito
Leônidas Cristino
Luis Inácio
Luiz Sérgio
Luiza Helena
Paulo Bernardo Silva
Maria do Rosário
Mário Negromonte
Miriam Belchior
Moreira Franco
Nelson Jobim
Orlando Silva Jr.
Pedro Novais Lima
Tereza Campelo
Wagner G. ROSSI Agricultura